Como funciona o corte a plasma? | Megaplasma - Corte a plasma
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Como funciona o corte a plasma?

Como funciona o corte a plasma?

O corte a plasma é um processo que utiliza um bico com um orifício para constringir o gás ionizado em alta temperatura até que possa se utilizado para cortar seções de metais, como o aço carbono, aço inoxidável, o alumínio e outros metais eletricamente condutores.
Esse processo é o que tem o maior crescimento no mercado por causa da sua velocidade e precisão no corte.

Ao longo do tempo recebeu várias tecnologias e continua como um dos principais métodos de corte de metais. Os tipos de plasmas variam entre manuais e mecanizados.
Os plasmas manuais mais modernos são equipados com sistema de jato coaxial de ar, que constringe ainda mais o plasma, permitindo um corte mais rápido e com menos ângulo. Nos sistemas mecanizados, utilizados principalmente em manipuladores XYZ comandados por controle numérico. Através de um controle mais eficiente dos gases e do sistema de refrigeração respectivamente, incorporam tecnologias que aumentam a consistência do processo e prolongam a vida útil dos componentes consumíveis.
O corte de plasma tem sido usando para substituir processos mais lentos ou com maiores custos operacionais.

Funcionamento

Vamos entender como funciona o corte a plasma: você precisa fixar o material que será cortado, posicionar o bico da tocha na posição vertical em relação à peça de trabalho o bico da tocha na posição vertical da peça e começar o corte traçando as bordas. Depois é só prosseguir com o corte de acordo com as medidas necessárias.
No caso do corte iniciar no meio da chapa ou para fazer furos, a técnica indicada é iniciar o corte com o bico inclinado.

Para realizar esse processo, são necessários alguns equipamentos de fornecimento de energia. São eles: uma fonte geradora de energia alimentado por eletricidade; gás para ser ionizado e ser o meio condutor do arco elétrico (ar comprimido, argônio, hidrogênio nitrogênio, oxigênio); uma tocha plasma e um grampo terra para fechar o circuito elétrico.

Vantagens do corte a plasma

A principal vantagem deste sistema em relação ao oxi-corte, é a redução do risco de deformação por causa da propagação térmica na zona de corte e sua grande velocidade de corte. Lembrando que não é aconselhável utilizar o cortador de plasma em pequenos pedaços. Sua temperatura é tão elevada que, nesses casos, a peça de trabalho pode se deformar.
Também gera mais economia em relação ao gás aplicável.

Se você precisa comprar uma máquina de corte a plasma, procure a Megaplasma. Nossos produtos são fabricados dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, garantindo o máximo desempenho e durabilidade. Entre em contato e adquira já a sua!

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados