Erros cometidos no processo de corte a plasma | Megaplasma
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Conheça os principais erros cometidos no processo de corte a plasma!

Conheça os principais erros cometidos no processo de corte a plasma!

O corte a plasma é um processo único no mercado com crescimento constante por sua velocidade e precisão de corte. Para realizá-lo, é preciso ter acesso a uma máquina de corte a plasma e um bico de corte plasma com um orifício capaz de constringir o gás ionizado em alta temperatura até que corte seções de metais, como o aço carbono, aço inoxidável, o alumínio e outros metais eletricamente condutores.

É considerado como um processo exigente pelo fato de estabelecer uma série de cuidados relacionados tanto com a máquina de corte plasma quanto com as técnicas de manuseio.

Pensando nisso, separamos algumas ações que não podem ser praticadas no corte plasma para te ajudar a conhecer melhor essa atividade.

Não trocar as peças de consumíveis antes do desgaste

Esse erro é muito comum, mesmo que seja um dos principais a ser evitado! Acontece principalmente com iniciantes ou leigos que tentam usar um cortador de plasma sem ajuda de um especialista.

Nós podemos analisar essa questão comparando com as roupas, por exemplo. Geralmente usamos uma peça até que a mesma não esteja mais em condições de uso e com os consumíveis da máquina de corte de plasma isso não pode acontecer de maneira nenhuma!

Quando os consumíveis são utilizados até o desgaste, podem acabar estragando uma peça de metal boa ou até causar falhas graves na tocha de plasma, ocasionando paralisações no trabalho de corte.

Para saber que essas peças estão em um nível de desgaste elevado, os especialistas podem reconhecer por meio de características sonoras, físicas (cor da peça) ou mudanças sutis na altura da tocha.

Por isso, é válido ressaltar a importância do serviço de um profissional experiente para realizar este tipo de serviço.

Montagem incorreta da tocha

A tocha para corte plasma é item indispensável até mesmo antes do início do processo. Sendo assim, será necessário verificar se todas se encaixam firmemente para garantir um bom funcionamento e contato elétrico, bem como permitir o fluxo de gás e líquido refrigerante correto na tocha.

Quando for realizar tal montagem, mantenha as peças em um pano limpo para que fiquem livres de sujeira ou até mesmo do pó metálico.

Deixar de analisar o fluxo do líquido refrigerante e do gás

A verificação do líquido refrigerante e o gás é indispensável todos os dias, sem exceção. Isso porque o fluxo inadequado pode causar falhas e dificultar a partida, enquanto o excesso da pressão do gás também pode ser outra fonte de origem desses problemas.

Onde encontrar máquinas de corte a plasma?

Para desempenhar o processo de corte a plasma com equipamentos qualificados, você precisa conhecer a Megaplasma.

Além da máquina, a empresa oferece diversos consumíveis que podem ser utilizados na máquina, como o eletrodo, o bico e bocal plasma.
Para não cometer outro erro de escolher equipamentos desqualificados, confira nossos produtos e garanta o que há de melhor no segmento!

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados