Principais defeitos do corte a plasma | Megaplasma
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Principais defeitos do corte a plasma

Principais defeitos do corte a plasma

O corte a plasma é usado para corte de chapas de metal, alumínio e outros metais condutores de eletricidade. Além de poder ser utilizado para o corte de metais de diferentes espessuras, essa tecnologia apresenta ótima produtividade e precisão. 

No entanto, como nada é perfeito, o corte de plasma está sujeito a defeitos, seja pela utilização de consumíveis de má procedência, falta de habilidade do operador ou outras variáveis. Hoje, a Megaplasma, irá tratar sobre os principais defeitos do corte a plasma que podem surgir o sistema de resfriamento, com a tocha plasma, bomba e motor.

 

Tocha Plasma

Podemos listar três defeitos principais com a tocha para corte a plasma. O primeiro deles diz respeito ao entupimento da tocha.   A obstrução causada por partículas derretidas de cobre, tendem a reduzir e até mesmo interromper a vazão do líquido de arrefecimento.

A tocha de plasma não pode ser superaquecida –  que pode acontecer caso o tubo de água esteja torto, danificado em sua extremidade ou ainda mal rosqueado, e que provavelmente ocasionará na redução da vazão do líquido de resfriamento.

Além da tocha entupida e problemas com o tubo de água, a tocha para plasma ainda pode apresentar vazamentos de líquido de resfriamento, em função de anéis retentores mal vedados ou com defeito. 

 

Líquido Refrigerante

O líquido refrigerante apresenta dois problemas mais comuns. O primeiro diz respeito à contaminação do líquido que com o tempo pode apresentar pedaços de mangueira, fios, sujeiras de peças e ferrugem. A eficiência do fluido refrigerante é comprometida, e neste caso, faz-se necessária a troca de filtro e aquisição de um novo líquido refrigerante.

O líquido refrigerante precisa atender aos requisitos de condutividade do sistema, caso não o faça, em caso de resistividade baixa, a eletricidade é conduzida pelo líquido de resfriamento da tocha, ocasionando uma partida dificultosa quando a mesma abre o arco entre o eletrodo e o bico.

 

Motor da Bomba

O motor da bomba de uma máquina de plasma possui vida útil considerável, a menos que seu sistema sofra com obstruções que ocasionem em dificuldades de operação tanto no motor quanto na bomba.

Geralmente, os defeitos que surgem estão associados  a problemas na bomba, seja pelo desgaste natural das palhetas de carbono, que se dá pela fricção e calor do uso contínuo, ou mesmo pelo desgaste excessivo. O calor excessivo da bomba pode fazer com que ela apresente falhas. Um dos principais motivos é o desgaste dos rolamentos.

Por último, o entupimento do filtro da bomba por partículas também é motivo para o surgimento de defeitos.

Utilizar consumíveis plasmas de qualidade faz grande diferença no resultado do corte a plasma e na vida útil da máquina de corte a plasma.  Para comprar consumíveis para corte a plasma de procedência entre em contato com a Megaplasma.

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados