Corte a plasma x Corte a laser | Megaplasma
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Quais as diferenças entre o corte a plasma e o corte a laser

Quais as diferenças entre o corte a plasma e o corte a laser

Para entender melhor sobre técnicas de cortes, separamos algumas informações para você.

O corte a plasma é uma técnica de corte de chapas metálicas ou outros materiais. A execução desse processo é semelhante ao de soldagem por arco elétrico com gás de proteção.

O corte a laser, consiste em um feixe/raio emitido no material a ser cortado através do furo na extremidade. O gás de corte flui de maneira coaxial através do bico, remove o material derretido, devido ao aquecimento dessa radiação.

Corte a laser
Corte a laser

A máquina de corte a plasma e a máquina de corte a laser utilizam a tecnologia CNC (computer numerical control), resultando em maior flexibilidade para cortar diversas formas com base em instruções programadas no controle numérico.

 

Máquina de corte a plasma em ação
Máquina de corte a plasma em ação

Os plasmas são mais utilizados em casos para o corte de metais e chapas de aço (de 11 mm a 25 mm de espessura ou mais), devido os termos de velocidade, qualidade de corte e consumo de energia. Por certo tempo, esse processo gerava dúvidas na indústria de corte de metais devido ao elevado consumo dos itens componentes do sistema, o ângulo de corte e a inconsistência do processo. Mas com os recentes desenvolvimentos de tecnologias em sistemas de cortes manuais e mecanizados, proporcionaram um marco importante na história do corte plasma, mudando sua reputação.

Já a tecnologia a laser consegue cortar alguns materiais que o plasma não consegue, como acrílicos e madeira. O corte a laser também é usado em casos de corte de metal e chapas de aço que (de 0,5 mm a 10 mm de espessura).

Para finalizar, concluímos que o corte a laser pode ser mais rápido do que o corte a plasma. Porém, quando a espessura do metal ou chapa de aço ultrapassa os 10 mm de espessura, o corte a plasma fornece um corte de melhor qualidade em relação ao laser, além economizar uso de energia. Existe a possibilidade de adaptar o corte para os dois tipos de tecnologia no caso de espessuras que não sejam tão finas e nem tão grossas.

Utilizar equipamentos de qualidade é essencial, e se você precisa comprar máquina de corte a plasma, o lugar certo é na Megaplasma. Somos destaque no mercado devido os investimentos constantes em máquinas e equipamentos, aliados à excelente equipe de profissionais que trabalham conosco.

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados