Componentes da máquina de corte a plasma | Megaplasma
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
05
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Quais são os componentes da máquina de corte a plasma?

Quais são os componentes da máquina de corte a plasma?

Os consumíveis presentes em uma máquina de corte a plasma são o “coração” do equipamento, uma vez que o desgaste, falha ou ausência das peças pode modificar a qualidade final dos metais fragmentados, seja quanto à precisão do corte ou acabamento final da peça de metal.

Apesar do surgimento do corte a plasma nos anos 50, o processo teve profundas alterações e foi consideravelmente aprimorado. Por exemplo, alguns ajustes críticos foram realizados, como centralizar o eletrodo ao bico.

No entanto, os componentes da tocha permanecem os mesmos desde o aparecimento do corte a plasma. A seguir, acompanhe quais são esses consumíveis:

Eletrodo

Uma máquina de corte plasma é composta pela fonte de alimentação, circuito de partida em arco e a tocha, o eletrodo plasma une essas peças e providencia a compressão e proteção do jato a plasma.

Bico de corte

O bico contém um orifício, no qual o arco do plasma atravessa para alcançar as peças que serão cortadas. Este mesmo orifício limita o jato de plasma e, consequentemente, resulta o aumento do aquecimento e alongamento de arco.

Diâmetro do orifício

O diâmetro do orifício é o tamanho da abertura por onde ocorre a passagem do arco e do gás. Portanto, quanto mais reduzido for o tamanho do orifício, menor será o arco.

Mas, atente-se na prática do corte, pois os bicos são destruídos facilmente quando o tamanho do orifício for proporcionalmente menor que a corrente ajustada para o corte!

Gás de plasma

Trata-se do gás que é direcionado ao eletrodo, o qual vai ionizar este gás para, em seguida, transformá-lo em plasma, ou seja, o quarto estado da matéria.

Quer saber mais sobre os processos de corte a plasma? Como empresa certificada com a norma ISO 9001, a equipe da Megaplasma tem o compromisso de sanar todas as dúvidas dos clientes.

Entre em contato conosco e não perca a oportunidade de solicitar um orçamento, pois lidamos apenas com tochas, consumíveis e máquinas de excelente qualidade e produzidos sob medida, conforme às necessidades do âmbito de atuação do cliente.

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados