Saiba o que é o CNC utilizado nas máquinas de corte a plasma

As máquinas de corte a plasma com CNC são amplamente utilizadas para cortar metais em formatos variados, sejam eles quadrados, em formato elipse, estrela, entre outros. A sigla CNC refere-se ao controle numérico computadorizado, técnica que guia a cabeça de corte.



Com a máquina de corte plasma CNC o computador move a cabeça de corte, um maçarico de plasma fixo, para posições específicas para realizar o corte do metal – ao contrário do corte a plasma manual, o CNC necessariamenter requer o uso de uma interface de computador que emite comandos de corte.

A vantagem é dessa técnica é que permite corte a plasma CNC realiza cortes rápidos e padronizados. Saiba mais sobre como escolher uma máquina plasma CNC.



Dimensões

 

As dimensões das chapas metálicas é o ponto de partida para escolher a máquina de corte a plasma CNC, isso porque as máquinas atendem a diversas especificações de dimensões, no entanto, caso a medida seja maior do que descrito na máquina será necessário adquirir uma máquina maior. O inverso também acontece, uma vez que não é economicamente viável manter uma máquina com capacidade de corte em dimensões maiores para realizar serviços menores.



Além disso, também é preciso ter em mente a espessura das chapas que serão cortadas e a quantidade de chapas que será necessário cobrir – algumas máquinas são dimensionadas para cobrir apenas uma largura da chapa.

 

Atenção à largura da chapa, pois apesar de poder adicionar trilhos para atender diversos tamanhos de chapas, não é possível tornar as máquinas mais largas.




Opcionais 


A máquina CNC pode ser adquirida com alguns opcionais, como por exemplo, coletores de pó, estações de oxicorte, mesas etc.  Por isso, pesquise sobre benefícios e funcionalidades destes itens para fazer uma escolha assertiva.

 

 

Espaço laboral


Avalia o espaço disponível para instalação da máquina CNC.   Os modelos mais simples dispõem de uma mesa de corte grande para trabalho com uma chapa chapa por vez em uma única área de trabalho. Esses modelos são mais indicados para ambientes com baixa produção e oficinas pequenas, tendo em vista que a máquina permanece ociosa enquanto há o descarregamento de peças cortadas e refugos.



Quanto mais equipamentos adicionados à máquina de corte plasma, maior será o espaço de instalação  que ela demandará.



Software


Não se esqueça que o software de programação. Ele deve possibilitar a inserção de códigos gerados para execução do CNC sem intercorrências. Caso o software da máquina não possibilite a geração de programas para seu funcionamento, a máquina será inútil.

 


Agora que você já sabe o que deve levar em consideração ao comprar máquina de corte a plasma CNC, acesse o site da Megaplasma e confira todas soluções em plasma que oferecemos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *