Eletrodo a plasma: tudo o que você precisa saber | Megaplasma
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
05
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Eletrodo a plasma: tudo o que você precisa saber

Eletrodo a plasma: tudo o que você precisa saber

O eletrodo plasma é um dos consumíveis que, em razão do desgaste, precisa ser substituído por uma máquina de corte a plasma. O componente fica dentro do bico de corte e sua ponta – que é feita com metais chamados Háfnio ou Tungstênio – entra em curto circuito toda vez que o arco tem início, pois esses materiais têm pontos de fusão muito elevados.

Este componente transporta a carga negativa CC da fonte de alimentação através da tocha, devido aos altos níveis de ionização. Essa mesma condução de energia permite que o dispositivo seja capaz de cortar peças de metal, em diferentes formas e acabamentos, de maneira muito precisa.

Função do eletrodo a plasma

Ao comprar eletrodo plasma, a principal tarefa do componente durante os cortes será, juntamente com o bico, comprimir e proteger o jato plasma que efetua a separação dos materiais.

Como saber se o eletrodo a plasma está desgastado?

Observe que durante o processo de desgaste normal da peça, um ponto côncavo vai surgir na extremidade do eletrodo. Porém, quando este ponto torna-se muito profundo, o arco tende a se espalhar pela parte de cobre do eletrodo plasma, derretendo-o e fazendo com que danifique também o bico de corte em seguida.

Mesmo que todas as peças da máquina, incluindo a tocha a plasma, estejam desgastadas, é normal que o maior “vilão” da falha no bico seja o próprio eletrodo. Isso acontece porque caso o material que está sob corte venha em direção à tocha, o excesso de metal fica depositado no bico e, consequentemente, todas as peças vão falhar após este entupimento.

Quando trocar o eletrodo a plasma?

Normalmente, os profissionais da área trocam o eletrodo ou qualquer outro consumível a qualquer momento que estejam desgastados. No entanto, a experiência de fabricantes como a Megaplasma – empresa de eletrodo a plasma – indica que a troca do eletrodo sempre seja feita juntamente com o bico de corte, pois o uso de uma peça nova com outra já desgastada, causará o desgaste prematuro da peça nova.

Agora que você já entendeu tudo sobre o eletrodo a plasma, basta colocar a mão na massa e começar a trabalhar com o consumível. Porém, caso você e seus funcionários tenham dúvidas sobre o tema ou precisem orçar o preço de eletrodo a plasma para seu projeto, entre em contato com a Megaplasma! Trabalhamos pautados na flexibilidade e custo-benefício!

Deixe um comentário

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados