Proteção no corte a plasma | Megaplasma
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Proteção no corte a plasma

Proteção no corte a plasma

A facilidade e as vantagens que o corte a plasma proporcionam são indiscutíveis, mas para conseguir aproveitar todos os pontos positivos do corte plasma sem intercorrências, é necessário atentar-se sobre um dos principais pontos no exercício de qualquer trabalho: a segurança. Pensando nisso, a Megaplasma, sua loja de consumíveis plasma, separou algumas dicas de segurança durante a operação de uma máquina de corte plasma. Confira.

 

Proteção para os olhos 

Uma das medidas indispensáveis para proteção em uma máquina de corte a plasma refere-se ao cuidado  com os olhos do operador. O corte plasma, emite uma luz brilhante que contém raios ultravioleta. O grande problema é que os raios UV podem causar queimaduras na córnea.  Dessa forma, utilizar máscara de proteção é fundamental para proteger os olhos. Esse equipamento de segurança individual, vai impedir que respingos de metal atinjam o operador. 

Além da proteção individual, lembre-se de alertar os observadores ao redor para que não se aproximem durante o processo de corte a plasma.

 

Inalação 

Durante o corte plasma, alguns gases e vapores tóxicos são gerados. Os vapores tóxicos, que também são chamados de “fumos metálicos”, estão associados ao tipo de material que está sendo cortado e também a outras variáveis, como amperagem, ventilação do local, entre outros itens.

Alguns tipos de materiais podem ocasionar a formação de gases nocivos à saúde, como é o caso do corte das chapas de zinco.  A recomendação que deve prevenir problemas de saúde decorrentes da inalação de gases tóxicos, é nunca fazer o corte plasma em locais fechados, com pouca ventilação. Receber orientação de um técnico em segurança do trabalho também é uma ótima forma de prevenir acidentes.

 

Pele

A tecnologia de corte a plasma gera respingos, que se tiverem contato com o operador podem causar ferimentos. Para evitar este tipo de problema, os equipamentos de proteção devem ser utilizados. Além do uso da máscara, outros itens são recomendados, como por exemplo: botas com solado isolante, perneiras em couro, avental em couro, mangotes, luvas de raspa, óculos de proteção e abafador de ruído.

 

Incêndio

Como sabemos, durante o corte plasma algumas faíscas podem ser emitidas e alcançar vários metros de distância, por isso, antes de tudo, é necessário avaliar os riscos para diminuir a possibilidade de incêndio. Extintores de CO² devem estar com fácil acesso e dentro do período de validade.

Essas dicas deixarão você mais seguro durante o próximo procedimento de corte a plasma. Se você quer economizar e conseguir ótimos preços e produtos de qualidade, visite nosso site e confira produtos como  anti respingo de solda, tocha plasma, mesa cnc para corte plasma e muito mais.

 

Deixe um comentário

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados